Thursday, June 16, 2005

CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO NACIONAL

Wendell Stein
Desenvolvimento tecnológico é o combustível para o desenvolvimento da população de um país. Cada vez que a ciência e a tecnologia contribuem na melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro está simultaneamente contribuindo para o desenvolvimento nacional.
Vivemos em um mundo onde existem 16 bilhões de chips contra uma população global de 6 bilhões de pessoas. Hoje o futuro já é moldado, não pela ficção científica, mas pela tecnologia e descobertas científicas.
O Brasil é um país com profundos problemas sociais e políticos, mas com garra e a dedicação de alguns profissionais da ciência, com recursos provenientes de faculdades e centros de pesquisa, o país já faz a diferença. Na Universidade do Estado de São Paulo, o pesquisador Ernane Xavier Costa, construiu um computador que obedece os pensamentos. São elétrodos que ligados ao corpo conseguem capturar impulsos cerebrais e assim fazer o computador obedecer comandos com 80% de acertos. A mesma universidade também tem desenvolvido diversos programas de computador que auxiliam na comunicação de surdos e mudos. Vários postos de combustível no estado de São Paulo já trabalham com o gás natural. Solução ecologicamente correta para o problema da poluição.
Talvez o fator mais importante da ciência e tecnologia para o desenvolvimento nacional esteja ligado nas áreas de saúde e produção agrícola. Na saúde já existem sensores que ligados ao corpo humano controlam o marca-passo. Próteses também já utilizam chips que capturam impulsos elétricos da mente proporcionando movimentos a braços e pernas mecânicos. Na agricultura muitos sistemas de energia que utilizam o vento como combustível tem tornado simples a vida de centenas de agricultores. Em fortaleza desde o ano 2000, 10 % da população é atendida pela energia eólica. A energia solar também será muito útil no Brasil, pois é viável devido a nosso clima tropical. Para os grandes produtores brasileiros já existem chips que colocados na terra avaliam seu estado fornecendo diagnósticos para sua adequação para qualquer tipo de lavoura. Além disso cientistas brasileiros continuam a preparar e aperfeiçoar alimentos modificados geneticamente para deixá-los mais nutritivos e resistentes a insetos e pragas.
O principal papel da ciência e tecnologia nos próximos anos não só no Brasil mas em outras partes do mundo, será o de proporcionar uma vida melhor ao ser humano, diminuindo as injustiças, prolongando a vida do homem, curando doenças, aumentando a produção agrícola. O mundo do futuro será uma lugar promissor, bem diferente daquele imaginado por Ridley Scott em Blade Runner e mas próximo do universo criado há 40 anos por Genne Roddenberry em Jornada nas Estrelas.

Email wendell@desktop.com.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home